O controle emocional é uma das exigências máximas no mundo dinâmico e veloz em que estamos vivendo. Mas como conseguir fazer isso se a ansiedade, o medo, o estresse, a insônia, o cansaço mental tomam conta da vida moderna?

Este é o grande desafio no qual somos convidados a encontrar saídas saudáveis. Ou nos auto gerenciamos ou a realidade externa toma conta do nosso mundo interior. A mente humana tem duas janelas, ou seja, a janela do eu saudável e a do eu doentio. O grande desafio é saber qual delas é aberta todo dia e quem as abre.

A janela do eu doentio é o nosso lado frágil, medíocre, inseguro, dos medos e ansiedades que foram acumulados ao longo dos anos da nossa história e que habitam dentro da nossa mente. A janela do eu saudável é o nosso lado das potencialidades, do afeto, dos desejos, das vontades, dos valores e princípios condutores de uma vida ética e saudável.

Pessoas inseguras e com estima baixa deixam que as circunstâncias do dia a dia abram constantemente nosso lado doentio. Assim, as paisagens vistas por esta janela faz com que a vida fica sem brilho, sem afeto, sem sabor, sem motivação. Tudo parece uma sombra, um sofrimento. E assim sendo a doença emocional toma conta dos relacionamentos e interfere diretamente no rendimento diário dos nossos trabalhos.

Abrir a janela do eu saudável exige uma inteligência emocional, uma saúde emocional. Isso somente é possível se de fato investirmos nos nossos potenciais, nas nossas habilidades natas, no destravamento dos desejos mais profundos a fim de que tudo isso possa aflorar dentro da mente criativa das pessoas. Esta janela aberta, a vida cria um novo sabor, novo brilho, uma nova vibração. Pessoas com esta janela aberta sempre tem um olhar mais positivo sobre a vida, sabem resinificar problemas em possibilidades, dificuldades em crescimento. Cultivar isso é entrar na espiral do crescimento emocional e espiritual. Isso faz com que estas pessoas começam a ter um rendimento em equipe, o bom humor sobressai, a criatividade fica na flor da pele. Tudo isso gera resultados surpreendentes na vida pessoal e profissional. Como é bom viver com pessoas saudáveis.

Cultivar a janela saudável, muitas vezes implica um pouco de investimento, de um cuidar interior, destravar as manipulações emocionais. Isso somente é para pessoas de visão, pessoas que acreditam que o poder do crescimento parte de dentro para fora, e que isso implica investir no essencial: no seu auto conhecimento. Conhece-te a ti mesmo!